História do Festival aqui
Services and history
Desde 2011, quando foi criado como uma mostra teatral pelo Grupo Teatral Tramas e Dramas, o Festival Tramas e Dramas já trouxe . Seu propósito é promover o intercâmbio artístico, atraindo grupos de teatro de diversas regiões para compartilhar espetáculos, oficinas e vivências culturais, ao mesmo tempo em que incentiva a formação de público. Ao longo das edições, o evento já ocupou teatros, parques e até instituições de ensino, contando ainda com atividades especiais, como a “Semana Elias José”, voltada à literatura infantojuvenil. Em 2022, o festival inovou ao realizar a primeira banca de capacitação profissional para atores e técnicos de teatro em parceria com o SATED-MG, reforçando o compromisso com o desenvolvimento artístico local. Já em 2024, a iniciativa se voltou totalmente aos talentos mineiros, mostrando ao público toda a força e diversidade do teatro do estado, em uma celebração repleta de cultura e criatividade.
O Festival Tramas e Dramas nasceu em 2011, movido pela vontade de tornar visíveis as produções do Grupo Tramas e Dramas, que enfrentava dificuldades para se apresentar no Teatro Municipal de Guaxupé. Ernani, Arlete, Vanessa Marques e a escritora Carolina Borges, indignados com a falta de espaço para suas peças, decidiram ocupar não só as datas vagas do Teatro, mas também outros pontos da cidade, convidando amigos para ministrar oficinas e apresentar espetáculos. Assim surgia a primeira edição, realizada com recursos próprios, que levou “Genaro e Dora” e “O Casarão Amarelo” ao público, oficinas de expressão corporal, clown, além de debates e apresentações no Instituto Elias José, Secretaria de Educação e Parque da Mogiana.
A segunda edição, mais ambiciosa, estendeu-se por 17 dias, atraindo grupos de Minas Gerais e São Paulo, sem qualquer apoio financeiro público ou privado. Em 2013, a morte de Arlete Mendes quase inviabilizou a continuidade do festival, mas um incentivo da Secretaria de Cultura – que contratou a Cia. Yepocá de Teatro para atender crianças do ensino fundamental I – trouxe o fôlego necessário para manter viva a terceira edição. Entre 2015 e 2018, o formato se consolidou como um rico intercâmbio cultural, em que os grupos visitantes apresentavam seus trabalhos e, no dia seguinte, ministravam oficinas com base em suas pesquisas artísticas.
A partir de 2019, já com a Associação Tramas e Dramas formalizada, o festival passou a contar com recursos do marco regulatório da Prefeitura Municipal, o que possibilitou ampliar o alcance e a qualidade das atividades. Nesse mesmo período, em caráter emergencial, o Festival chegou a abrigar a Semana Elias José, voltada à literatura infantil e infantojuvenil. Em 2020, por conta da pandemia, o evento ocorreu de forma online e, em 2022, retornou com uma maratona de teatro para estudantes e a primeira banca de capacitação profissional para atores e técnicos de teatro na cidade, realizada em parceria com o SATED-MG. Já em 2024, mesmo com uma breve pausa no ano anterior para reestruturar o CCDR, o Festival realizou sua 11ª edição, focada em grupos mineiros, promovendo sete dias de programação, com apresentações noturnas para alunos da rede estadual, teatro de rua, sarau e uma ação especial dedicada ao Dia das Crianças.
O crescimento é evidente: em suas onze edições, o Festival Tramas e Dramas já trouxe 74 grupos de 21 cidades, entre elas Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Londrina e até Toluga, no México, evidenciando a força e a abrangência do evento. Todos os grupos levam para casa o Troféu Amir Haddad, homenagem ao diretor guaxupeano fundador do Grupo Tá Na Rua, um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Hoje, o festival é reconhecido não apenas pela qualidade de suas atrações, mas também pela capacidade de estimular a formação de público, a produção artística local e o intercâmbio cultural, consolidando Guaxupé como um polo de efervescência teatral e de oportunidades para artistas de diferentes regiões.
People and culture
Our people are what make us unique. Rather than outsourcing our construction engineers from questionable outsourcing establishments, we provide them with an environment that supports professional growth.
We are strong believers in giving our employees a voice. Our teams are put together with the help of our resident psychologist to ensure maximum productivity and engagement.
Esther Bryce
Founder / Interior designer
Lianne Wilson
Broker
Jaden Smith
Architect
Jessica Kim
Photographer
Associação Tramas & Dramas
Conectamos talentos, transformamos realidades
CENTRO CULTURAL DONA ROSA
CNPJ: 26.003.146/0001-84
R. Tiradentes, 274 - Centro
© 2025. All rights reserved.
Contatos:
Guaxupé - MG
(35) 92001-0813
CEP: 37.830-146
contato@tramasedramas.org
Utilidade Pública Municipal
Lei N. 2.582/2018
Siga-nos:
Amigos do Centro Cultural
(35) 99261-6101
(35) 98707-8724


Quer nos apoiar?
Seu PIX se tranforma em arte.