1º Oficinão CCDR - Carnaval e Memórias

Maquiagem, perna de pau, música, dança e depoimentos para o documentário do Tramas e Dramas marcaram um dia especial no CCDR. Confira como foi!

POST 1

Por Valéria Marques

No dia 22 de fevereiro, data em que comemoramos o nascimento de Dona Rosa Marques — mulher forte, sonhadora e apaixonada pela arte e pelo Carnaval — o Centro Cultural que leva seu nome abriu alas para a primeira edição do Oficinão CCDR – Carnaval e Memórias. Reunir pessoas, ver a casa cheia de música, brilho e alegria era uma das maiores alegrias de Dona Rosa. Celebrar seu aniversário com um evento que une tradição, expressão artística, memórias e afetos é manter vivo o espírito que inspira o CCDR.

A tarde foi dedicada à celebração da cultura popular e à preparação para os festejos carnavalescos. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar diversas linguagens artísticas, com oficinas de maquiagem criativa, técnicas de perna de pau, danças populares e os ritmos que fazem o coração do Carnaval bater mais forte.

As crianças e jovens conheceram músicas antigas de Carnaval, aquelas que atravessaram gerações, experimentaram ritmos de samba no pandeiro e no tamborim e, no fim da tarde, durante uma roda de samba comandada por Júnior Artô, criaram uma marchinha coletivamente, reunindo versos e ideias inspirados nas vivências do dia.

Foi um momento de aprendizagem prática e de experimentação das linguagens artísticas que fazem parte do Carnaval.

Além dessas vivências, o encontro também reservou um espaço para a memória e a história do Grupo Teatral Tramas e Dramas. Foram gravados depoimentos dos participantes, que compartilharam suas experiências e recordações para o documentário que celebrará os 18 anos de trajetória do grupo.

Um momento especial foi a homenagem ao fotógrafo Luiz Paulo de Moraes, com a entrega do Troféu Amir Hadad/2024. Luiz Paulo, nosso grande parceiro de jornada, vem acompanhando e registrando as atividades da Associação Tramas e Dramas há muitos anos, com rara sensibilidade.

O 1º Oficinão de Carnaval CCDR proporcionou um ambiente de integração e diversidade, reforçando o papel da Associação Tramas e Dramas como um espaço de encontro entre saberes e gerações, fator essencial para o desenvolvimento cultural. Foi, ao mesmo tempo, celebração e lembrança. Uma homenagem à cultura popular, às trajetórias que nos trouxeram até aqui e à presença sempre viva de Dona Rosa — que continua pulsando em cada canto do Centro Cultural que leva seu nome.

Agradecemos a todos que participaram desta celebração!

1º Oficinão de Carnaval CCDR celebra a cultura popular e a memória de Dona Rosa

FICHA TÉCNICA:

Coordenação: Vanessa Marques

Equipe Técnica:

Vanessa Marques - Dança

Valéria Marques e Júnior Artô - Música

José Silvério, Luana de Castro e Jonathan Ferreira - Perna de Pau

Luana de Castro - Maquiagem Criativa

Data: 22/02/25

Local: Centro Cultural Dona Rosa - CCDR

Carga Horária: 3h30

Participantes: 28

Evento Exclusivo para Associados